Antonio Meneghetti Faculdade

Da Ontopsicologia

Antonio Meneghetti Faculdade
Amf.jpg
Lema Actio cum Esse
Missão "Formação de uma nova inteligência empreendedora, individuada, reforçada e focalizada na ação prática do sucesso, humanamente superior e socialmente correta"
Autorização Portaria 1170 do MEC, de 05/12/2007
Cursos Administração, Sistemas de Informação, Direito
Metodologia Ontopsicologia
Tipo Instituição Superior Privada
Localização Recanto Maestro, RS

A Antonio Meneghetti Faculdade é uma Instituição de Ensino Superior que nasce com uma proposta educacional que procura unir a consistência acadêmica às atividades práticas, conduzidas pela metodologia ontopsicológica.

Foi credenciada pelo Ministério da Educação, em 05/12/2007, através da Portaria 1170 publicada em DOU. É resultado, também, de um percurso de estudo, pesquisa e aplicação prática de três décadas de instituições internacionais de cultura e business como a FOIL e a Associação Internacional de Ontopsicologia.

"Novos tempos pedem novas idéias, novas maneiras de aprender e de ensinar. Na construção de uma nova sociedade para o Brasil, esta instituição propõe-se a ser uma importante aliada. Honrar essa missão e qualificar a inteligência humana é uma gigantesca tarefa, a qual nos dedicamos diariamente, rumo à excelência.", Helena Biasotto, Diretora da AMF.

Localiza-se no Distrito Recanto Maestro, exatamente na divisa entre Restinga Seca e São João do Polêsine, municípios pertencentes à região da 4ª Colônia de imigração italiana, no Rio Grande do Sul.


Índice

Cursos

Momento de descontração da cerimônia de entrega dos diplomas aos formandos da Pós-graduação em Ontopsicologia da AMF

Além dos cursos de graduação em Administração e Sistemas de Informação, desde o primeiro ano de existência a AMF oferece cursos de MBA em Administração (pós-graduação lato sensu).

Todos os cursos voltam-se para uma formação competente e competitiva, utilizando a ferramenta da intuição humana. Isso é possível pois nossas disciplinas possuem como base o método ontopsicológico, que identificou como é formado o inconsciente humano e como utilizá-lo de maneira positiva para a própria vida pessoal e profissional.

Ainda que a Antonio Meneghetti Faculdade disponha de todas as tecnologias de última geração, ambientes integrados à natureza, salas climatizadas, bibliografias atuais e tudo o que é necessário para dar suporte à formação, nosso foco é o desenvolvimento dos alunos do ponto de vista humano. Por isso, os principais esforços voltam-se para oferecer recursos que aprimorem o conhecimento através de consistência acadêmica e visão real sobre a situação de mercado: aulas com profissionais em contínua evolução em seus campos de ação, método de leitura racional da intuição e constante atualização das temáticas visam a concretização desses objetivos.

Graduação

  • [Administração de Empresas (bacharelado)]
  • [Direito]
  • [Sistemas de Informação]
  • [Ontopsicologia (bacharelado)]

Pós-Graduação

Modulos internacionais

Crises Planetárias: Soluções para os Objetivos do Milênio propostos pela ONU e pela Escola de Formação OntopsicológicaApresentação dos melhores trabalhos do MBA e Graduação na sede da UNESCO em Paris [+]

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa principais da AMF são:

Inauguração

Vídeo "Antonio Meneghetti Faculdade inaugura sua nova sede no Recanto Maestro" [+]

Em 07 de Março de 2010, a Antonio Meneghetti Faculdade inaugurou sua nova sede, com ampla cobertura jornalística, em um marco histórico para o desenvolvimento da região da 4ª Colônia.

Cerca de 400 convidados, entre políticos, empresários, acadêmicos e autoridades de todo o país e do exterior prestigiaram no último dia 07 de março, a inauguração oficial da nova sede da Antonio Meneghetti Faculdade – AMF, localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

A AMF é a primeira instituição de ensino superior presencial da região da Quarta Colônia (Rio Grande do Sul). A nova sede possui mais de 5 mil metros quadrados construídos, com salas de aula equipadas, auditório, laboratórios, biblioteca e o embrião de um pólo tecnológico de informática.

Soraia Schutel, administradora do Recanto Maestro e professora da instituição, durante a cerimônia de inauguração, afirmou:

"Esta faculdade, em seu projeto pedagógico, visa formar a responsabilidade e oferecer conhecimento superior aos profissionais, cidadãos que agirão na nossa sociedade. O escopo é formar líderes que, em qualquer contexto em que estejam inseridos, sejam a resposta resolutiva."

E acrescentou:

"Nossos alunos não serão apenas profissionais, mas sim contribuintes com o desenvolvimento do Brasil. Eles negociarão com outras nações e posicionarão, seja através do empreendedorismo, seja através da política, cada vez mais o nosso país no ranking das nações que contribuem com a ordem e o progresso mundiais, não apenas no sentido econômico, político, mas sobretudo humano, sendo garantia de uma semente humanista no mundo tecnocrático em que vivemos".

A instituição utiliza uma metodologia que une o desenvolvimento humano ao progressivo crescimento econômico e social da região, estimulando assim o progresso do país.

O Deputado Federal Luis Carlos Heinze, representante da Câmara dos Deputados, afirmou:

"A grandeza e a responsabilidade do Brasil no cenário internacional também foram destacadas pelo “O Brasil é seguramente uma grande nação e será uma das grandes potências mundiais, pelo que nós temos aqui, pelos nossos empresários, que a despeito da carga tributária, de tantos problemas que nós temos, proporcionam o progresso ao nosso país. E por isso, otimista como eu sou, tenho certeza que com o trabalho que o Professor Meneghetti está fazendo com a Ontopsicologia, além do trabalho da Faculdade e do MBA que existem aqui, preparando melhor esses empresários, seguramente ninguém segura o Brasil. O futuro do mundo está neste país".

Também esteve presente, representando o Governo do Rio Grande do Sul, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Sr. Artur Lorentz, o qual, em referência ao pólo de informática e de saúde, que se desenvolve no Distrito de Recanto Maestro, ressaltou:

O desenvolvimento das comunidades no mundo inteiro é feito pela integração do setor público com o setor privado e as universidades. Pois esta faculdade tem certamente este condão. E a partir do momento em que ela, nos seus cursos de graduação e pós-graduação, prioriza e incentiva os conceitos de liderança e empreendedorismo, certamente irradiará daqui, desta região, um crescimento muito grande daquilo que nós queremos construir para o país".

A Antonio Meneghetti Faculdade recebeu cartas de autoridades nacionais e internacionais felicitando o novo empreendimento, com destaque para:

  • O então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva;
  • O Ministro da Educação Fernando Haddad;
  • O Ministro da Defesa Nelson Jobin;
  • O Ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel;
  • O Setor de Ciências Naturais, Ciência e Tecnologia da Unesco Brasil;
  • O Presidente da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino e da Sociedade Internacional São Tomás de Aquino de Roma, Prof. Dr. Abelardo Lobato;
  • A então Representante Permanente da Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares junto às Nações Unidas Hanifa Mezoui; dentro outros.

Em seus cumprimentos, Hanifa Mezoui, que foi chefe das ONGs do Conselho Econômico e Social da ONU de 1999 a 2009, e hoje leciona na renomada instituição francesa SciencePo e é professora do curso de MBA da AMF, ressaltou a importância da educação no atual contexto global:

"Educação é a fundação de uma sociedade saudável. É importante dar à educação o seu lugar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Criar uma parceria internacional coerente é uma missão muito importante. Isso requer o envolvimento de instituições de alto nível educacional, as quais, através do seu currículo e pesquisa, serão capazes de formar um espaço para a troca de ideias e a criação de soluções, envolvendo para isso estudantes, estudiosos, professores e outros, tal qual o governo e a sociedade civil. A AMF já desenvolveu esta parceria".

Acadêmicos da Universidade Estatal de São Petersburgo da Rússia prestigiaram o evento de inauguração da nova sede da AMF, com destaque para a Decano da Faculdade de Psicologia Larisa Tsvetkova, e para a Diretora da Cátedra de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia, Vitoria Dmitrieva, que destacou:

"Hoje, todas as universidades buscam uma nova abordagem de sistema de educação. Vocês, aqui no Brasil, já o encontraram: a Ontopsicologia. A Ontopsicologia é a base metodológica que representa a nova abordagem do sistema instrutivo. Vocês são os primeiros nesta estrada e estou certa que este exemplo será seguido em outros países do mundo. Podemos hoje dizer com grande satisfação, com grande alegria, com grande honra que a AMF é um exemplo de educação do futuro, da grande Rússia ao grande Brasil", declarou Dmitrieva.

O importante passo educacional e científico dado pela Antonio Meneghetti Faculdade também foi reconhecido pelas autoridades nacionais. O Deputado Estadual Nelson Marchezan Júnior, que representou a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, verbalizou aquilo que muitos intuiram com o evento:

"Qualquer um pode imaginar o que significa ter a sede de uma faculdade em Restinga Seca ou Polêsine. Qualquer um pode imaginar o que significa uma faculdade. Qualquer um pode imaginar, quando lê os currículos daqueles que aqui lecionam e do Prof. Meneghetti, o que isso significa. Mas aqueles que não tivessem esse conhecimento ou essas informações, mas que tivessem a mínima noção do belo, e que aqui chegassem, em alguns minutos reconheceriam: aqui tem mudança, aqui existem revolucionários".

O deputado ressaltou que a nossa sociedade precisa de mudanças, precisa de revolução e que o nosso setor público, as nossas finanças, o nosso poder público precisam de revolucionários:

"Os nossos valores, os nossos princípios, a nossa atuação, a forma de nós nos vermos, de vermos os outros, de vermos o mundo precisa mudar. E aqui, mais do que uma faculdade, mais do que um grupo forte de empresários, mais do que recursos para construir, mais do que este marco, nós sentimos, nós respiramos, mudança. Isto causa inveja para uns, isto causa medo para outros, mas sobretudo isto causa admiração para muitos".

Após apresentações culturais e o pronunciamento das autoridades, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, fundador e presidente do Conselho Científico da instituição, proferiu uma conferência. Ao iniciar seu discurso, fez menção à fala do deputado Marchezan, confirmando que:

"uma revolução científica nascerá daqui para o mundo. Recanto Maestro é um lugar de revolução científica e filosófica onde se preparam as pessoas, os capazes que depois ensinarão nos primados mundiais da ciência. Para mim este é um lugar do mundo. Isto que vocês vêem é o início. É ainda uma semente, uma semente de prazerosa responsabilidade".

Durante o evento foi também anunciada a inauguração oficial das atividades da Fundação Antonio Meneghetti no Brasil, instituição voltada à pesquisa científica humanista cultural e educacional. Além disso, pelos benefícios e pelo conhecimento de alta relevância que traz ao país, Antonio Meneghetti recebeu do Ministério do Trabalho o título de cidadão honorário brasileiro.

Biblioteca

Biblioteca Humanitas

A Biblioteca Humanitas, da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), é um organismo vivo, dinâmico e crescente, alicerçado nas diretrizes que norteiam a instituição. Atende à comunidade quanto a materiais bibliográficos de leitura, consulta e informação, bem como materiais audiovisuais, e tem por finalidades:

  • favorecer o acesso de seu acervo e serviços à comunidade em geral;
  • proporcionar à comunidade universitária instrumentos de informação para gerar conhecimento;
  • contribuir para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e cultural, favorecendo uma abordagem humanista.
  • auxiliar na aprendizagem continuada dos colaboradores da Instituição

A Biblioteca Humanitas disponibiliza, adicionalmente, mais duas fontes de informação e conhecimento de qualidade através de parcerias firmadas com a Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com o IESDE Brasil – Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, que disponibiliza aos alunos e docentes da AMF o acesso a sua Biblioteca Virtual.

Referências

  1. Metodologia dos cursos da Antonio Meneghetti Faculdade

Ligações externas

Ferramentas pessoais