Associação Brasileira de Ontopsicologia

Da Ontopsicologia

Índice

Apresentação

A Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO), fundada em 1985, tem como principal objetivo promover e divulgar a Ciência Ontopsicológica no Brasil, através de congressos, seminários, jornadas de estudo, parcerias institucionais etc. Sua criação é resultado de atividades desenvolvidas desde 1979, quando da implementação do primeiro curso de extensão universitária em Ontopsicologia no país.

As atividades da ABO visam garantir a uniformidade e a exatidão no ensino, na pesquisa e nas aplicações da Ontopsicologia no Brasil, bem como a compreensão, aplicação e integração desta ciência em todos os segmentos e atividades da sociedade brasileira.

A ABO fundamenta-se nos princípios universais propostos pela ONU, pela UNESCO, pela UNICEF, e dispõe-se a uma ativa colaboração para a formação e evolução do ser humano de forma integral.

Mantém intercâmbio com a Associação Internacional de Ontopsicologia, apóia e promove atividades da FOIL – Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística, da Associação OntoArte e do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

Através de parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade, publica livros da editora universitária Ontopsicologica Editrice.

Objetivos

A Associação Brasileira de Ontopsicologia tem por finalidade:

1. Promover ações e criar, para a população em geral, instrumentos que visem garantir a uniformidade e a exatidão no ensino, na pesquisa e nas aplicações da Ontopsicologia no Brasil, bem como a compreensão e a integração desta ciência em todos os segmentos e atividades da sociedade brasileira.

2. Promover e/ou apoiar a realizaçãpo de congressos, exposições, feiras, cursos, convenções, seminários, conferências e outros eventos.

3. Traduzir e comercializar livros, revistas, apostilas, bem como quaisquer materiais didáticos necessários ao fiel cumprimento de sua finalidade.

4. Licenciar e comercializar material científico, artístico e literário.

5. Fomentar o ensino e a pesquisa da Ontopsicologia em instituições públicas ou privadas e a publicação de obras técnico-científicas sobre a teoria e as aplicações da Ontopsicologia e da OntoArte, objetivando o incremento cultural e científico dos associados e da comunidade em geral.

6. Incentivar, por meio de suas atividades, o desenvolvimento cultural, científico, social e econômico brasileiro

Projetos sociais

Projeto Cultural do Filme Documentário “Recanto Maestro: de um local abandonado a um Projeto Internacional de Arte e Cultura Humanista”

Em 2008 a Associação Brasileira de Ontopsicologia se propôs elaborar um filme documentário sobre o Centro Internacional de Arte e Cultura Recanto Maestro. A iniciativa teve como objetivo retratar a trajetória e a evolução do Recanto Maestro desde a década de 80 (início das atividades) até os dias atuais, que culminou com a inauguração da Faculdade Antonio Meneghetti.

A escolha por levar adiante este projeto nasce do fato de que além de ser um centro que faz do Brasil uma referência mundial – Recanto Maestro foi escolhido em 2007 pela ONU como um dos projetos brasileiros que contribuem para os 8 Objetivos do Milênio – sua criação e desenvolvimento são totalmente sustentados pela aplicação da Ciência Ontopsicológica.

A ABO, apresentando à sociedade brasileira e à comunidade internacional um exemplo vivo de desenvolvimento sustentável, como é o Recanto Maestro, almeja contribuir para a educação e a cultura de nosso país. O Projeto Cultural do filme documentário Recanto Maestro: de um local abandonado a um projeto internacional de arte e cultura humanista, PRONAC nº 086490, foi aprovado pelo Ministério da Cultura com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (artigo 18º da Lei n.º 8.313/91).

O diferencial deste filme é a exposição do ineditismo do Projeto Ecobiológico “Recanto Maestro”, cuja base é a formação de pessoas em sinergia com a arquitetura, arte, preservação ambiental, desenvolvimento intelectual, restauração e preservação do patrimônio arquitetônico histórico, estimulando que outros projetos similares venham a ser desenvolvidos em outras partes do Brasil e do mundo.

O filme apresenta a evolução do local desde a década de 80 através de narração, imagens e entrevistas com os moradores da região, autoridades políticas e empresariais e com pessoas que acompanharam e/ou participam para o desenvolvimento do empreendimento. Os depoimentos ilustram como é se dá essa participação e qual percepção tais pessoas têm sobre a região antes e depois da construção do Recanto Maestro.

O Projeto encaminhado ao Ministério da Cultura no mês de agosto de 2008 e que teve aprovação publicada no Diário Oficial da União em 29/11/2008 como beneficiário do Mecenato, disponibilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, teve apoio de: Grupo Herval, Todeschini, Florense, Essencis, Cromus, Cipatex, Super Tratores, Beira Rio, Puras do Brasil, Grupo Meta, Baia Norte Othon Classic, Grafobras, Bentec e ITM.

Duas mil cópias foram produzidas para entrega nos eventos de lançamento e distribuição a prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas e associações culturais da região do Recanto Maestro, localizado no município de São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul.

O lançamento do filme, que contou com mais de mil espectadores em sua primeira apresentação no Recanto Maestro, também aconteceu em importantes capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

Conheça o projeto cultural: Recanto Maestro

Referências externas

Ferramentas pessoais