Direito

Da Ontopsicologia

(Diferença entre edições)
(Direito e Ontopsicologia)
(Etimologia)
Linha 2: Linha 2:
Latim '''''directum''''' = o que é reto, justo, razoável, honesto. Do latim '''''dirigere''''' = dirigir, guiar, regular[[#1|<sup id="sup-1">[1]</sup>]].  
Latim '''''directum''''' = o que é reto, justo, razoável, honesto. Do latim '''''dirigere''''' = dirigir, guiar, regular[[#1|<sup id="sup-1">[1]</sup>]].  
-
Segundo o dicionário etimológico italiano de ''Francesco Bonomi'', o '''direito''' é o princípio de justiça (do latim '''''iuxta''''' = igualdade), do qual devem tomar norma e medida os atos humanos. Posteriormente, o termo torna-se sinônimo do complexo de Leis (''lex''), tanto em sentido natural, quanto positivo[[#1|<sup id="sup-1">[1]</sup>]].
+
Segundo o dicionário etimológico italiano de ''Francesco Bonomi'', o '''direito''' é o princípio de justiça (do latim '''''iusta''''' = igualdade), do qual devem tomar norma e medida os atos humanos. Posteriormente, o termo torna-se sinônimo do complexo de Leis (''lex''), tanto em sentido natural, quanto positivo[[#1|<sup id="sup-1">[1]</sup>]].
==Direito e Ontopsicologia==
==Direito e Ontopsicologia==

Revisão das 15h21min de 8 de Abril de 2012

Etimologia

Latim directum = o que é reto, justo, razoável, honesto. Do latim dirigere = dirigir, guiar, regular[1].

Segundo o dicionário etimológico italiano de Francesco Bonomi, o direito é o princípio de justiça (do latim iusta = igualdade), do qual devem tomar norma e medida os atos humanos. Posteriormente, o termo torna-se sinônimo do complexo de Leis (lex), tanto em sentido natural, quanto positivo[1].

Direito e Ontopsicologia

A aplicação da Ontopsicologia ao Direito é abordada principalmente nos seguintes textos:

Referências

  1. Vocabolario Etimologico della Lingua Italiana, Francesco Bonomi
Ferramentas pessoais