Recanto Maestro

Da Ontopsicologia

Vista aérea do Recanto Maestro

Índice

Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista

Recanto Maestro[1] é um Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista localizado na região da Quarta Colônia de imigração italiana, sendo um distrito do município de São João do Polêsine, estado do Rio Grande do Sul.

O nome "Recanto Maestro" vem da idéia de um local que é capaz de ensinar um estilo de vida ao homem. Um "recanto do Brasil que é maestro", ou seja, que ensina. Um local que nasceu para a educação.

Recanto Maestro e Sutentabilidade

Arte e natureza convivem em harmonia no Recanto Maestro

O Recanto Maestro nasce com o intuito de ser um local pautado em desenvolvimento e formação. Os resultados do Recanto Maestro são prova do dinamismo e empreendedorismo dos muitos brasileiros que fazem parte deste projeto, pois apresenta ao mundo globalizado uma atitude em contínua busca de um alto nível de qualidade em todas as atividades que realiza.

Na prática, o Recanto Maestro oferece alternativas para solucionar os problemas contemporâneos relacionados à educação, à formação de profissionais com competência competitiva, ao incentivo da produção agrícola de pequenas e médias empresas locais, oferecendo um modelo para a qualidade de vida integral do ser humano.

Outro aspecto onde o Recanto Maestro se destaca é no seu modelo de gestão sustentável, exercido em todas as suas dimensões: administrativa, ecobiológica, educacional e de formação, empresarial, político etc. Uma gestão que é possível por meio da aplicação prática da metodologia ontopsicológica, e que está sendo replicado em diversas outras nações, que se inspiram neste exemplo de integração entre poder público e privado. Tal modelo foi recentemente apresentado no evento The new BRIC’s youth generation and their future social responsability in globalised world, promovido pela Associação Internacional de Ontopsicologia, na sede da Organização das Nações Unidas, em Genebra, em 2011.

Recanto Maestro e os ODM's da ONU

Recanto Maestro na Innovation Fair, realizada na sede da ONU, em Genebra.

Em 2007, durante um evento anual realizado pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) denominado Annual Ministerial Review, a Associação Internacional de Ontopsicologia apresentou no evento paralelo chamado Innovation Fair o exemplo do Recanto Maestro.

Dentre os projetos apresentados por 32 ONGs escolhidas para participar da Innovation Fair naquele ano, estiveram presentes duas iniciativas brasileiras: uma apresentada pela Legião da Boa Vontade (LBV) e outra sendo o Recanto Maestro apresentado pela AIO.

O projeto do Recanto Maestro tem entre seus princípios o de contribuir de modo espontâneo e privado para que o Brasil atinja os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas e que 198 países de todo mundo se comprometeram a cumprir até 2015.

Governador do RS, Tarso Genro, em visita à AMF (julho/12).

O trabalho desenvolvido no Recanto Maestro está alinhado a preceitos de todos os ODM, tais como, garantir a sustentabilidade ambiental, promover a qualidade de vida e a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, trabalhar pelo desenvolvimento mundial, formular e estabelecer parcerias que permitam o trabalho digno e produtivo aos jovens e tornar acessíveis os benefícios de novas tecnologias. Desta forma, o Recanto acaba sendo um parceiro do Brasil no alcance destes Objetivos.

Alguns dos projetos desenvolvidos no Recanto Maestro para contribuir com os ODM's são:


Filme documentário Recanto Maestro

A iniciativa de fazer um filme documentário sobre o Recanto Maestro partiu da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO) com o objetivo de celebrar os 20 anos de história do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, retratando sua trajetória e a evolução desde a década de 80 até os dias atuais, a qual culmina com a inauguração da Antonio Meneghetti Faculdade.

O Projeto do filme documentário foi encaminhado ao Ministério da Cultura do Brasil (MinC) no mês de agosto de 2008 e sua aprovação foi publicada no Diário Oficial da União em 29/11/2008 como beneficiário do Mecenato, disponibilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, PRONAC nº 086490, entitulado: "Recanto Maestro: de um local abandonado a um Projeto Internacional de Arte e Cultura Humanista".

O diferencial deste filme é a exposição do ineditismo do Projeto Ecobiológico "Recanto Maestro", cuja base é a formação de pessoas em sinergia com a arquitetura, arte, preservação ambiental, restauração e preservação do patrimônio arquitetônico histórico, estimulando que outros projetos similares venham a ser desenvolvidos em outras partes do Brasil e do mundo.

O filme apresenta a evolução do local, desde a década de 80, através de narração, imagens e entrevistas com os moradores da região, autoridades políticas e empresariais e com as pessoas que participaram da sua escolha e reconstrução. Foram captados depoimentos sobre como estas personalidades participaram da reconstrução, seus pontos de vistas sobre como era antigamente e como o percebem hoje.

Além do filme, também foi produzido um livro retratando os personagens, as histórias e as conquistas do local.

Para assistir ao filme-documentário, clique aqui.

Ligações externas

Ferramentas pessoais