Responsabilidade social & sustentabilidade: contribuições da pesquisa “Dados sócio-econômicos da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul” no desenvolvimento regional

Da Ontopsicologia

Índice

Autores

Ana Marli Bulegon, Patrícia Wazlawick, Soraia Schutel, Helena Biasotto, Josele Delazeri, Ana Cláudia Valentini Montenegro, Gisiani Ferreira Alberti, Patrícia Rossato, Sabrina Garcia Hoppe, Marco Antonio Poll Junior, Paula Silva Bazzo.

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas contribuições da pesquisa intitulada “Dados sócio-econômicosda Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas (NIP) da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), composto por docentes e discentes do curso de graduação em Administração da instituição. A pesquisa foi realizada de julho de 2009 a agosto de 2011, comvisitas ao poder público, associações comerciais e empresas dos nove municípios que constituem a Região da Quarta Colônia, por meio da aplicação de questionário previamente elaborado. Dentre tantos resultados obtidos, constatou-se que as empresas pesquisadas desenvolvem ações de responsabilidade sócio-ambiental como reciclagem, plantio de árvores, incentivo ao cultivo da fruticultura sem agrotóxicos, entre outros. Estas são formas de efetivar uma parceria entre responsabilidade social & sustentabilidade para efetivação do desenvolvimento regional.

Palavras-chave

Ações sócio-ambientais; sustentabilidade e responsabilidade social; desenvolvimento regional.

Artigo

Para baixar o artigo em formato PDF, clique aqui.

Ver também

Ferramentas pessoais